Sobre a Viagem de Trem Belo Horizonte-Vitória
O trem percorre um total de 664 km, levando passageiros de Belo Horizonte à Vitória, é a viagem mais longa feita de trem no Brasil. A viagem tem um percurso total que dura entre 13/14 horas. Passa por cidades históricas mineiras que ficam às margens dos rios Doce e Piracicaba. Por ser uma viagem longa, o trem conta com um vagão lanchonete e um vagão restaurante. Há também um vagão exclusivo para portadores de necessidades especiais.

As partidas são todos os dias de Belo Horizonte com saída às 7h30 e chega à vitória aproximadamente às 20h30. E o que sai na direção contrária, de Vitória (em Cariacica na Região Metropolitana de Vitória) sai às 7h para Belo Horizonte e chega aproximadamente às 20h.
VENDA DE PASSAGENS ONLINE
Você pode efetuar a compra da sua passagem online de um jeito simples e rápido é só entrar no site da Vale do Rio Doce, administradora da ferrovia e comprar sua passagem com opções de escolhas (executiva, econômica e cadeirante). No site você encontrará os horários, estações e condições de pagamento.
Aposentados e estudantes podem efetuar a compra online também. Use este link para compras e mais informações: www.vale.com
ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS
Estação Ferroviária de Belo Horizonte-MG
End: Rua Aarão Reis, 425, Praça da Estação – Centro
Tel: 0800 285 7000 / 0300 3136 580
Estação ferroviária de Cariacica (Vitória)-ES
DICAS DE EMBARQUE
Para garantir uma boa viagem é preciso estar atento aos detalhes antes de embarcar.
- Verifique se todas as informações do seu bilhete estão corretas. Não é possível trocar passagens após o dia da viagem.
- Chegue à estação pelo menos 45 minutos antes do horário de saída do trem.
- Mantenha em mãos sua passagem e um documento de identidade.
- Evite o excesso de bagagem, levando o necessário, dentro do limite de 35 kg.
PASSAGENS
- Crianças: De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente menores de 12 anos só podem embarcar desacompanhados com autorização do Juizado da Infância e da Juventude. Por isso, providencie o documento com antecedência para não perder a viagem.
- Crianças com até cinco anos podem viajar de graça, desde que no colo do responsável. A partir dos 12 anos e até completar 18, o menor pode viajar desacompanhado, mas precisa comprovar a idade. Mesmo acompanhados, menores de idade precisam sempre mostrar a certidão de nascimento ou carteira de identidade para embarcar, e seus responsáveis também devem apresentar documento que comprove o parentesco. Atenção, só serão aceitos documentos originais ou cópias autenticadas.
- Maiores de 60 anos: O Estatuto do Idoso prevê duas vagas gratuitas por trem, reservadas para passageiros de 60 ou mais anos (renda igual ou inferior a dois salários mínimos). Se essas vagas já estiverem ocupadas, o passageiro com esse perfil pode comprar o bilhete com 50% de desconto (válido apenas em viagens interestaduais), apresentando identidade e comprovante de renda. Como é estabelecido na lei, o benefício vale para transporte convencional, ou seja, nossa classe econômica.
- Portadores de deficiência: De acordo com o decreto federal n° 3.691, há dois assentos gratuitos em cada trem destinados a passageiros portadores de deficiências ou com alguma dificuldade de locomoção. O Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas possui um carro exclusivo para passageiros com deficiências ou dificuldade de locomoção e seus respectivos acompanhantes. A iniciativa garante conforto e comodidade durante toda a viagem.
ALIMENTAÇÃO
- Carro Lanchonete: espaço para comprar salgados, doces e bebidas;
- Carro Restaurante: espaço para atendimento aos passageiros que desejam realizar pedidos de lanches, salgados, pizzas e refeições (executivas e marmitex). O local tem 19 mesas, com 4 lugares cada.
Os pedidos de almoço podem ser realizados a partir de 11h30min. O tempo de espera é de aproximadamente 40 minutos dependendo do tipo de refeição escolhida. Após o recebimento do prato, o tempo limite de permanência nas mesas é de 20 minutos, para garantir que todos tenham acesso ao serviço.
- Serviço de Bordo: Carrinhos circulam nas classes econômicas e executivas e os passageiros são atendidos na comodidade de seus assentos. É possível realizar a reserva do almoço ou jantar (marmitex) e comprar bebidas, salgados e biscoitos. Os pedidos de almoço (marmitex) são distribuídos para consumo a partir de 10h30.
DIREITOS DOS USUÁRIOS
- Receber a diferença do preço da passagem quando, por algum motivo, a viagem acontecer em um trem inferior ao contratado.
- Obter o valor pago ou remarcar a passagem se desistir da viagem, desde que avise com seis horas de antecedência.
- Ter assistência imediata e adequada em caso de acidente.
- Receber auxílio no embarque e desembarque de pessoas idosas ou com dificuldade de locomoção.
ACHADOS E PERDIDOS
- A Vale não se responsabiliza pelas bagagens dos passageiros. Porém, os objetos e documentos encontrados no trem são encaminhados ao Posto Central de Objetos Achados e Perdidos. Entre em contato com a Alô Ferrovia, pelo telefone 0800-285 7000 e saiba como recuperá-lo.
Fonte: http://www.vale.com.informações.
Outras estações FERROVIÁRIAS