Compartilhar:

Sobre a Passeio de Trem Curitiba-Paranaguá

O passeio de trem entre Curitiba-Morretes (não vai mais até Paranaguá) é para quem busca um passeio de ecoturismo e de aventura, próximo da natureza e com paisagens de tirar o fôlego. Antes de Morretes, o trem faz uma parada na estação do Parque Estadual do Marumbi, onde é possível acampar. Para isso, é necessário preencher um formulário de visitação na administração do Parque que fica na estação. Formulário que tem como objetivo controlar a quantidade de visitantes e a segurança dos mesmos. Para mais informações, ligue no telefone comunitário que fica na administração (41) 3462-3598. Horário de atendimento: de quarta-feira a domingo, das 8h às 18h. A opção de Camping fica situada na parte baixa ao lado da administração.

Atenção

Todos os participantes, inclusive crianças, devem levar documentos originais para embarcar. Crianças viajando sem os pais devem levar autorização de viagem, semelhante à necessária para viagens rodoviárias. Confira se está tudo com você antes de chegar a estação, para evitar problemas e até mesmo perder o passeio de trem para Morretes.

Para mais informações sobre tarifas, horários, pacotes e convênios: consulte a operadora Serra Verde Express pelos telefones Curitiba: (41) 3888-3488
Morretes: (41) 3462-1256 ou pelo site Serra Verde Express.

HISTÓRIA
A linha de trem Curitiba – Morretes começou a ser construída em 1880. Mesmo sendo considerada por muitos engenheiros da época de ser impossível de ser construída, foi concluída e 1885. Devidos aos desafios da sua construção, desafios em grande parte por seu trajeto sinuoso pela Serra do Mar, esta ferrovia é considerada uma obra de arte.

Com 110 km de extensão que passam pela área mais preservada da Mata Atlântica, com mais de 13 túneis, 30 pontes e vários viadutos. Diariamente há trens partindo de Curitiba para Morretes. Esse passeio de trem dura aproximadamente 3 horas na ferrovia de 127 anos de história.

MORRETES
Fundada em 1721 Morretes fica na Serra do Mar Paranaense, entre Curitiba e o litoral. Tem um clima agradável e variadas opções para ecoturismo devido a sua localização privilegiada. Atrações gastronômicas é outro ponto forte desta pequena e antiga cidade de construções históricas que atraem centenas de turistas de todo Brasil. Descer a serra e passar o domingo em Morretes já é uma opção natural dos curitibanos nos finais de semana.

morretes
Arquitetura antiga, com restaurantes e o famoso Barreado, prato típico da cidade. Imagem: Divulgação.

O que tem: Culinária Típica, Estrada da Graciosa, Trilhas da Serra do Mar, Centro Histórico, Parque Marumbi, Porto de Cima, Rio Nhundiaquara.

Eventos mais conhecidos: Festa da Cachaça, Passeio Ciclístico, Festa Feira Agrícola e Artesanal, Festival de Inverno, Festa do Barreado.
Link: http://www.morretes.pr.gov.br/index.php/turismo

passeio de trem para Paranaguá não existe mais, devido às péssimas condições dos trilhos que ligam até o Porto Paranaguá e aos trens de cargas que tem uma grande fluxo nessa região, mas as vistas mais bonitas e incríveis continuam no trecho Curitiba – Morretes, tem uma opção de translado via rodovia até Paranaguá.

Principais destinos saindo
da Passeio de Trem Curitiba-Paranaguá
para