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Sobre a Localização da Rodoferroviária e Mapa

A localização da Rodoferroviária: Av. Presidente Affonso Camargo, 330 – Jardim Botânico, Curitiba – PR, 80060-090.

Para contato com a administração da Rodoferroviária: Telefone Pabx (41) 3320-3000 /(41) 3320-3232 Fax: (41) 3320-3111.

Mapa:


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A Estação Rodoviária de Curitiba entrou em operação no dia 13 de novembro de 1972 e a URBS passou a operar e administrar o terminal a partir dos Decretos Municipais nºs 184 de 14.03.72 e 90 de 27.02.76 , centralizando o transporte coletivo intermunicipal, interestadual e internacional, que têm a Capital Paranaense como ponto de partida, de chegada ou de escala.

O movimento médio mensal entre chegadas, saídas e trânsito é de 24.500 ônibus e 680.000 passageiros, gerando, em média, um fluxo de 930.000 pessoas, que transitam pelo terminal mensalmente.

História:

O atual terreno onde se encontra a Rodoferroviária de Curitiba já teve destacados empreendimentos em outros tempos. No início de século XX era uma usina termoelétrica que os curitibanos chamavam de Usina Elétrica do Capanema, pois seu edifício fora construído nas antigas terras do Barão de Capanema e a rua, de terra batida, que passava em frente era a Avenida Capanema (Atual Avenida Presidente Affonso Camargo). Este empreendimento foi do alemão José Hauer. Estas instalações foram vendidas, em 1910, para uma empresa francesa que inaugurou, em 1913, os serviços de bondes na capital e dali saiam os vagões elétricos que operavam algumas linhas recém instaladas na cidade.

Em meados do século XX o terreno foi adquirido pela União, que ali instalou as oficinas da RFFSA. No local onde hoje estão as plataformas de embarque interestadual da Rodoferroviária existiam, em tal época, as casas que serviam de moradias dos funcionários da Rede Ferroviária.

No início da década de 1970 a União repassou este terreno para a Prefeitura Municipal de Curitiba que iniciou a construção da rodoviária. Com projeto do arquiteto Rubens Meister o prédio foi inaugurado em 13 de novembro de 1972 e assim entrou, em operação conjunta, a Rodoferroviária de Curitiba, atendendo as necessidades de embarque rodoviário da cidade, já que a antiga rodoviária localizada no centro da cidade (atual Terminal do Guadalupe), estava no seu limite máximo de operação. O mesmo ocorria com o embarque ferroviário, pois existia ali os serviços de transporte de passageiros dos trens que saiam da cidade, dirigindo-se, principalmente, para o litoral do Paraná (serviços que funcionou até meados da década de 1990).

Atualmente o terreno da Rodoferroviária continua a pertencer ao governo federal, que em junho de 2011 assinou um termo de sua cessão para a prefeitura de Curitiba. Assim, o local pôde receber investimentos do PAC para uma grande reforma, objetivando a Copa do Mundo FIFA de 2014.

 

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