Estação Parada de Mascarenhas

A estação de Mascarenhas na verdade é uma parada, pertence a Estrada de Ferro Vitória a Minas e fica situada na cidade de Baixo Guandu, um município brasileiro no interior do estado do Espírito Santo, Região Sudeste do país. Pertence à Mesorregião do Noroeste Espírito-Santense e Microrregião de Colatina e localiza-se a oeste da capital do estado, distando desta cerca de 180 km.

cidade Baixo Guandu vista aérea
            Imagem aérea mostra o Rio Doce, na cidade Baixo Guandu. Foto: Secom/ ES
A região começou a ser desbravada no final do século XVIII, porém foi somente na segunda metade do século XIX que ocorreu de fato o povoamento do lugar, em decorrência dos constantes conflitos com os índios botocudos. Na década de 1870, sob incentivo de José Vieira de Carvalho, vieram para as terras guanduenses fluminenses do município de Cantagalo, que fundaram colônias onde cultivavam cereais, cana de açúcar e o café. Pouco tempo depois vieram imigrantes, em sua maioria italianos, que também colaboraram no desenvolvimento das culturas agrícolas. Em decorrência do crescimento econômico e social, em 1915 foi criado o distrito de Baixo Guandu, subordinado a Colatina, que veio a ser emancipado em 1935.

estação parada Mascarenhas
Parada de Mascarenhas, simples porém atende a população, foto de 2003. Não foram encontradas imagens recentes. Imagem: Divulgação.
Atualmente Baixo Guandu tem o comércio e a mineração de pedras ornamentais como principais fontes de renda. Anualmente é palco de eventos com relevância regional, tais como o aniversário do município, a Festa de São Pedro e a ExpoGuandu, sendo que as cachoeiras, situadas na zona rural, e as pedras e montanhas, propícias a escaladas e saltos, são seus principais atrativos turísticos.

Estação: Mascarenhas
Município: Baixo Guandu
UF: ES

Cobrança no trem