Estação Ferroviária São Tomé do Rio Doce

A estação São Tomé do Rio Doce pertence a Estrada de Ferro Vitória a Minas, e fica localizada na cidade de Galiléia, um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Pertence à Mesorregião do Vale do Rio Doce e Microrregião de Governador Valadares e localiza-se a leste da capital do estado, distando desta cerca de 380 km.

cidade Galiléia MG
                Entrada da Cidade de Galiléia MG. Imagem: Divulgação.
A sede tem uma temperatura média anual de 23,3 °C e na vegetação original do município predomina a Mata Atlântica. Com 80% da população vivendo na zona urbana, a cidade contava, em 2009, com dez estabelecimentos de saúde. O povoamento da localidade teve início no final da década de 1920, após a doação de parte das terras recém-adquiridas por José Pereira Sete. Em 1938, cria-se o distrito, que emancipou-se em 27 de dezembro de 1948, tendo o município desenvolvido-se à base da fabricação de cerâmica, da extração mineral e da agropecuária. Destaca-se pela produção de manga, sendo realizado anualmente o Festival da Manga, com o objetivo de divulgar os produtos da safra na cidade.

estação São Tomé do Rio Doce
Estação São Tomé do Rio Doce, localizada na cidade de Galiléia-MG.

A estação de São Tomé do Rio Doce foi inaugurada em 1939, abriga a população e outras pessoas que por ali passam e vão embarcar no trem com destino a Vitória (ES) ou Belo Horizonte (MG).

Estação: São Tomé do Rio Doce
Município: Galiléia
UF: MG

Cobrança no trem