Estação Ferroviária Rio Piracicaba

A Estação Ferroviária Rio Piracicaba pertence a Estrada de Ferro Vitória Minas, localizada na cidade Rio Piracicaba, situada no estado de Minas Gerais, foi fundada em 29 de setembro de 1713, tem sua economia voltada para a extração de minério de ferro, agricultura de subsistência e pecuária leiteira. O minério que antes era extraído quase que exclusivamente na mina de “Morro Agudo” hoje é extraído em “Água Limpa”. Carregado na Pera Ferroviária de Bicas, o minério de ferro segue de trem até o porto de Tubarão, no Espírito Santo, de onde é exportado.

igreja rio piracicaba
Igreja de São Miguel, na cidade de Rio Piracicaba, bela arquitetura. Imagem: Divulgação.
Sua principal festa é o Jubileu do Senhor Bom Jesus, que acontece nos dias 1º a 3 de maio reunindo milhares de fiéis que acompanham os cortejos com as imagens do Senhor Bom Jesus, Nossa Senhora dos Passos e de São Miguel, recebendo turistas de todo o Brasil. Segundo a tradição do jubileu, no ano de 1811, um escravo de nome Jeremias, temendo ser reprimido pelo seu senhor, fugiu e refugiou-se nas matas vizinhas à fazenda de seu proprietário. Iluminado pelo Espirito Santo, o escravo esculpe em madeira a imagem do Jesus crucificado. Após terminar a escultura, Jeremias resolve voltar a fazenda levando a imagem de presente ao seu dono, o Capitão Anastácio Correia Barros. O Capitão é surpreendido pelo escravo ao retornar, carregando consigo a escultura, e dizendo: “Sinhô, meu padrinho está aqui!”.

Também é tradicional na cidade a festa de Nossa Senhora do Rosário, no mês de agosto, com apresentação de várias Guardas de Congado de toda a região, incluindo de Belo Horizonte.

estação rio piracicaba
Estação Rio Piracicaba, em Minas Gerais. Imagem: Divulgação.
Estação: Rio Piracicaba
Município: Rio Piracicaba
UF: MG
Endereço: Praça Maria do Rosario, s/n, Centro, Rio Piracicaba/MG, 35940-000

Horário de funcionamento:

Diariamente – 08h às 11h e 15h às 18h