Estação Ferroviária Resplendor

A Estação Ferroviária de Resplendor pertence a Estrada de Ferro Vitória a Minas, localizada em Resplendor um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Pertence à Mesorregião do Vale do Rio Doce e Microrregião de Aimorés e localiza-se a leste da capital do estado, distando desta cerca de 440 k.

cidade resplendor
                     Ponte na cidade de Resplendor. Imagem: Divulgação.
O povoamento do município teve início no final do século XIX, quando ocorre a civilização dos índios Aimorés, primitivos habitantes da região, pelo francês Guido Marlière. As terras são repassadas então a fazendeiros, que iniciaram o desenvolvimento da agricultura. Na década de 1910 a localidade passa a ser atendida pela Estrada de Ferro Vitória a Minas(EFVM), dando progresso à economia e ao desenvolvimento populacional, sendo que o núcleo urbano estabeleceu-se ao redor da estação ferroviária. Em 1911 cria-se o distrito de Resplendor, pertencente a Caratinga, tendo emancipado-se em 1938.

A agricultura foi por muito tempo a principal fonte de renda municipal, mais tarde substituída pela extração mineral. Um dos principais atrativos é o Parque Estadual de Sete Salões, uma das principais reservas ambientais de Mata Atlântica da região do Vale do Rio Doce, que possui um complexo de montanhas, matas, cachoeiras, e grutas com pinturas rupestres. Também destaca-se o lago da barragem da Usina Hidrelétrica de Aimorés, no caminho do Rio Doce, onde tornou-se comum a prática de esportes aquáticos, náuticos e da pesca.

estação resplendor
                  Estação Ferroviária em Resplendor – MG. Imagem: Divulgação.
A estação de Resplendor foi inaugurada em 1908. A cidade, sede do atual município, nasceu com a implantação da estação. O nome teria sido dado pelos engenheiros da ferrovia, que viram ali uma pedra que, exposta ao sol, refletia muita luz. O povoado logo tornou-se um distrito de Caratinga (1911). Depois, o distrito passou a fazer parte ao município de Aimorés. Ganhou sua autonomia como município em 1938.

Endereço: Praça Pedro Nolasco, s/n, Parte Sul, Resplendor (MG)
Telefone: 0800 – 285 7000

Horário de funcionamento:

  • Segunda a Domingo/Feriado:
    Manhã: 09:30 às 11:40
    Tarde: 14:30 às 17:00