Estação Ferroviária Pedra Corrida

A estação ferroviária de Pedra Corrida pertence a Estrada de Ferro Vitória a Minas e esta localizada em Periquito um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Pertence à Mesorregião do Vale do Rio Doce, à Microrregião de Ipatinga e ao colar metropolitano do Vale do Aço e sua população estimada em 2016 era de 7 081 habitantes.

cidade de Periquito
Cidade de Periquito, tendo duas estações ferroviárias no município. Imagem: Divulgação.
A formação do atual município de Periquito teve início em 1939, quando o fazendeiro Waldemiro Barrel doou 15 alqueires de suas terras à Igreja Católica, dedicando-as a São Sebastião, em honra a uma promessa cumprida. A fertilidade das terras, propícias à agropecuária, associada à proximidade com o rio Doce e, mais tarde, à chegada da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), atraíram os primeiros habitantes, dando origem à formação de um povoamento, denominado Periquito em referência à ave da espécie “Melopsittacus undulatus”, típica da localidade.

Dado o desenvolvimento, pela lei estadual nº 2.764, de 30 de dezembro de 1962, é criado o distrito, subordinado a Açucena. O desejo de emancipação por parte da população levou à criação da Comissão Distrital Unidos de Periquito (CODUP), em prol à causa, culminando na criação do município de Periquito pela lei estadual nº 10.703, de 27 de abril de 1992, e lei nº 12.030, de 21 de dezembro de 1995, instalando-se em 1º de janeiro de 1997. Desde seu desmembramento, é constituído pelos distritos de Pedra Corrida e São Sebastião do Baixio.

estação ferroviária Pedra Corrida
Estação Ferroviária Pedra Corrida, localizada na cidade de Periquito. Imagem: Gilson Geraldo.
A estação de Pedra Corrida foi inaugurada em 1911, uma parada bem simples, não aparece nos guias mais antigos da ferrovia, mas há registros de sua inauguração, sendo provavelmente uma pequena parada, o trem fica parado por apenas um minuto e a cobrança é feita dentro do veículo.

Estação: Pedra Corrida
Endereço: 197, R. Nossa Sra. Aparecida da Penha, 185, Periquito – MG, 35156-000

UF: MG

Cobrança no trem