Estação Ferroviária João Monlevade

A Estação Ferroviária João Monlevade pertence a Estrada de Ferro Vitória Minas localizada em João Monlevade um município brasileiro situado no interior do estado de Minas Gerais. Pertence à Microrregião de Itabira e Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte, localizando-se a leste da capital do estado, distando desta cerca de 110 km. Ocupa uma área de 99,283 km².

A sede tem uma temperatura média anual de 20,1 °C e na vegetação do município predomina a Mata Atlântica. Em relação à frota automobilística, em 2010 foram contabilizados 28 023 veículos. Com uma taxa de urbanização da ordem de 99%, Monlevade contava em 2009 com 54 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,758, considerado elevado se comparado ao país.

igreja em joao monlevade
Igreja em formato de V – São João Operário em João Monlevade-MG. Imagem: Divulgação.
João Monlevade foi emancipada no século XIX, tendo como principal fator de seu desenvolvimento a instalação da Arcelor Mittal Aços Longos (antiga Belgo-Mineira), em 1921. Atualmente é formada por quase sessenta bairros, contando com diversos atrativos naturais, históricos e culturais, como a Matriz São José do Operário, construída na década de 1940; e a Forja Catalã, com a imponente e famosa sede (Fazenda Solar), construída para abrigar Jean-Antoine Félix Dissandes de Monlevade, homem que desbravou a região e a quem o atual nome do município homenageia.

estação João Monlevade
Trem na estação de João Monlevade. Imagem: Divulgação.
Estação: Acesso Livre – Passagens e serviços
Município: João Monlevade
UF: MG
Endereço: Rua Luiz Prandini, 30, Carneirinhos, João Monlevade/MG
Telefone: 31 – 3852 2559

Horário de funcionamento:

  • Segunda à sexta-feira – 8h às 18h
  • Sábados – 8h às 12h