Estação Ferroviária de São Luís

A estação ferroviária de São Luís pertence a Estrada de Ferro Carajás e esta localizada na cidade de São Luís capital do estado do Maranhão. É a única cidade brasileira fundada por franceses no dia 8 de setembro de 1612, invadida por holandeses e por fim colonizada pelos portugueses. Localiza-se na ilha de Upaon-Açu no Atlântico Sul, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar.

A capital maranhense tem um desenvolvido setor industrial por conta de grandes corporações e empresas de diversas áreas que se instalaram na cidade pela sua privilegiada posição geográfica entre as regiões Norte e Nordeste do país. Seu litoral estrategicamente localizado bem mais próximo de grandes centros importadores de produtos brasileiros como Europa e Estados Unidos, que permite economia de combustíveis e redução no prazo de entrega de mercadorias provenientes do Brasi pelo Porto de Itaqui, que é o segundo mais profundo do mundo e um dos mais movimentados, sofisticados e bem estruturados para o comércio exterior no país.

A cidade está ligada ao interior do estado, e aos estados vizinhos Pará e Tocantins por meio da ferrovia Estrada de Ferro Carajás e Ferrovia Norte-Sul, sendo que esta última conecta a cidade a Região Centro-Oeste o que facilita e barateia a escoação agrícola vinda do interior do país para o porto de Itaqui.

estação são luis
Estação Ferroviária de São Luís. Foto: Divulgação.
O clima em São Luís é tropical semi-úmido sendo fortemente influenciado pelo mar e pela Zona de Convergência Intertropical. A cidade apresenta grande quantidade de coqueiros e muita vegetação litorânea. Há pequenas áreas de Floresta Amazônica que resistiram ao processo de urbanização da cidade, todas protegidas por parques ambientais. Pequenos rios nascem na cidade: entre eles, o Rio Bacanga é o mais importante economicamente.

A estação em São Luís foi inaugurada em 14 de março de 1921, quando se abriu o último trecho da estrada que, na época, ligava São Luís à E. F. Caxias a Cajazeiras, ficando então praticamente pronta a E. F. São Luis a Teresina. Da estação original de embarque em São Luis, não tenho dados: como era e onde era.

A estação atual de São Luis foi inaugurada em 15 de novembro de 1929, tendo sido construída às margens da boca do rio Anil, num aterro feito sobre a antiga Praia do Prego. Um prédio grande, largo e com 4 andares passava a abrigar a estação e os escritórios da E. F. São Luís-Teresina.

Local: Estação de São Luis

UF: MA

Cidade de São Luis MA
Vista de cima de São Luís, capital do Maranhão. Fonte: Divulgação.
Endereço: Av dos Portugueses, s/n, Anjo da Guarda

Telefone: 0800 285 7000

Horário de Funcionamento:

  • Segunda-feira: 06:00h às 17:00h
  • Terça-feira: 08:00h às 17:00h, 19:00h às 22:00h
  • Quarta-feira: 08:00h às 17:00h
  • Quinta-feira: 06:00h às 17:00h
  • Sexta-feira: 08:00h às 17:00h, 19:00 às 22:00h
  • Sábados: 06:00h às 08:00h
  • Domingos: Não haverá atendimento
  • Feriados: 08:00 às 12:00