Estação Ferroviária de Periquito

A estação ferroviária de Periquito pertence a Estrada de Ferro Vitória a Minas, esta localizada em Periquito   um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Pertence à Mesorregião do Vale do Rio Doce, à Microrregião de Ipatinga e ao colar metropolitano do Vale do Aço e sua população estimada em 2016 era de 7 081 habitantes.

cidade de Periquito
Chegada na cidade com a recepção do símbolo, Periquito nome dado por causa da ave símbolo e comum na região. Imagem: Divulgação.
A formação do atual município de Periquito teve início em 1939, quando o fazendeiro Waldemiro Barrel doou 15 alqueires de suas terras à Igreja Católica, dedicando-as a São Sebastião, em honra a uma promessa cumprida. A fertilidade das terras, propícias à agropecuária, associada à proximidade com o rio Doce e, mais tarde, à chegada da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), atraíram os primeiros habitantes, dando origem à formação de um povoamento, denominado Periquito em referência à ave da espécie “Melopsittacus undulatus”, típica da localidade.

Dado o desenvolvimento, pela lei estadual nº 2.764, de 30 de dezembro de 1962, é criado o distrito, subordinado a Açucena. O desejo de emancipação por parte da população levou à criação da Comissão Distrital Unidos de Periquito (CODUP), em prol à causa, culminando na criação do município de Periquito pela lei estadual nº 10.703, de 27 de abril de 1992, e lei nº 12.030, de 21 de dezembro de 1995, instalando-se em 1º de janeiro de 1997. Desde seu desmembramento, é constituído pelos distritos de Pedra Corrida e São Sebastião do Baixio.

estação de periquito MG
                         Estação de Periquito-MG. Imagem: Divulgação.
A estação de Periquito foi inaugurada em 1941. A estação que hoje existe no local não é a mesma dessa época sendo apenas uma plataforma com cobertura.

Estação: Periquito
Município: Periquito
UF: MG

Cobrança no trem​