Estação Ferroviária de Itabira

A estação Ferroviária de Itabira pertence a Estrada de Ferro de Vitória Minas, localizada na cidade de Itabira um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. A sede tem uma temperatura média anual de 21,7 °C e na vegetação do município predomina a Mata Atlântica. Com 93% da população vivendo na zona urbana, Itabira contava, em 2009, com 63 estabelecimentos de saúde.

Itabira além de seus pontos turísticos, também foi terra natal do escritor Carlos Drummond de Andrade. Acima a escultura homenageando o escritor. Imagem: Divulgação.
A região começou a ser desbravada no final do século XVII, porém foi somente no decorrer do século XVIII que ocorreu um povoamento do lugar, após a descoberta de ouro nas montanhas itabiranas. Entre o final do século XVIII e começo do século XIX, a mineração do ouro entrou em declínio, porém ao mesmo tempo a exploração do ferro começava a ganhar impulso, surgindo então as primeiras forjas. Ao longo do século XX várias empresas vêm para Itabira atraídas pelas reservas ferríferas, e em 1942 é criada a Vale S.A. (antiga Companhia Vale do Rio Doce), dando início à exploração do minério de ferro em grande escala e a um novo período de desenvolvimento social, econômico e estrutural em Itabira.

Estação de Itabira, trem da Vale.
Além de se relevar no setor de exploração mineral, Itabira também se destaca por ser terra natal de Carlos Drummond de Andrade, contista, cronista e poeta modernista que se inspirou em sua cidade-natal para algumas de suas obras. Também há uma série de atrativos naturais, tais como a Mata do Limoeiro, a Pedra da Igreja, a Serra do Bicudo e a Serra dos Alves, além das cachoeiras dos Cristais, do Campo, da Boa Vista, do Limoeiro e do Meio.

Estação: Itabira
Município: Itabira
UF: MG
Endereço: Av. Mauro Ribeiro, s/n, Major Lage, Itabira
Telefone: 0800 – 285 7000

Horário de funcionamento:

Diariamente – 08h às 11h e 16h às 19.