Estação Ferroviária de Ipaba

A Estação Ferroviária de Ipaba pertence a Estrada de Ferro de Vitória Minas, situada em Ipaba um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Pertence à Mesorregião do Vale do Rio Doce, à Microrregião de Caratinga e ao colar metropolitano do Vale do Aço e sua população estimada em 2016 era de 18 225 habitantes.

Cidade de Ipaba MG
                    Ipatinga vista de longe, região de verde e montanhas. Imagem: Divulgação.
A área do atual município de Ipaba foi explorada pela primeira vez por João Antônio de Oliveira, João Caetano do Nascimento, João da Cruz e João Tomás, abrindo caminho para a formação do povoado de Ipaba. O topônimo recebido provém da palavra tupi upaba, que significa “terra de muita água”. Pela lei estadual nº 8.285, de 8 de outubro de 1982, foi criado o distrito subordinado a Caratinga, com terras desmembradas do distrito de São Cândido. A emancipação foi decretada pela lei estadual nº 10.704, de 27 de abril de 1992, instalando-se em 1º de janeiro de 1993. Em 15 de junho de 1998, pela lei municipal nº 242, houve a criação do distrito de Vale Verde de Minas.

A estação antigamente chamada de Inhapim foi inaugurada em 1922. Na época, a cidade de Inhapim, que ainda existe com este nome, era a mais próxima da estação. Foi a partir de 1944 a estação passou a se chamar Ipaba.

A estação fica na margem oeste do rio Doce, onde passa a ferrovia, mas, como o rio é também a divisa com o município de Santana do Paraíso, a parada fica neste outro município, em frente à sede do município de Ipaba, do outro lado do rio.

estação Ipaba MG
                                  Estação de Ipaba, próxima do Rio Doce. Imagem: Divulgação.
Estação: Ipaba

Endereço: 171, R. Jaír Marra, 1, Santana do Paraíso – MG, 35167-000

Telefone: (31) 9298-1967

Cobrança no Trem