Estação Ferroviária de Fundão

cidade-fundao
                                       Igreja Matriz de Fundão
A Estação Ferroviária de Fundão pertence a Estrada de Ferro Vitória a Minas, localizada em Fundão um município brasileiro do estado do Espírito Santo. Pertencente à Região Metropolitana da Grande Vitória, à Região Intermediária de Vitória e à Região Imediata de Vitória, localiza-se ao norte da capital do estado, distando desta 53 quilômetros. A sede tem uma temperatura média anual de 23,2 °C e na vegetação do município predomina a Mata Atlântica. Com uma taxa de urbanização da ordem de 84%, o município contava em 2009 com cinco estabelecimentos de saúde.

Fundão foi emancipado do extinto município de Nova Almeida em 1923. Atualmente, é formado pela cidade de Fundão e pelos distritos de Praia Grande, Timbuí e Irundi. O nome do município se deve ao rio Fundão, que banha a sede. A principal atividade econômica do município é a cafeicultura, porém, a maior participação do Produto Interno Bruto (PIB) municipal é do setor de indústria.

estação-ferroviaria-fundao
Estação Ferroviária de Fundão
Integrante da rota turística Caminho dos Imigrantes, Fundão abriga o pico do Goiapaba-Açu, elevação granítica de 850 metros de altitude onde se situa o Parque Municipal do Goiapaba-Açu. Praia Grande é um dos principais pontos turísticos da região, tendo entre os seus frequentadores mineiros e capixabas de outras cidades. Entre os meses de dezembro e janeiro, realizam-se em Timbuí e Fundão as festas de São Benedito e São Sebastião, em que se apresentam as bandas de congo.

A estação de Fundão foi inaugurada em 1905 e até hoje transporta passageiros da linha Vitória a Minas, todos os dias, elevando a economia e turismo da cidade.

Estação: Fundão
Município: Fundão
UF: ES
Endereço: Rua da estação, s/n – Fundão – ES

Horário de funcionamento:

  • Diariamente – 06h30 às 12h30