Estação Ferroviária de Colatina

A Estação Ferroviária de Colatina pertence a Estrada de Ferro Vitória a Minas, localizada em Colatina um município brasileiro do estado do Espírito Santo. É uma das principais cidades do interior do estado e sua influência abrange também cidades do leste mineiro.

Cidade Colatina por do dol
       O pôr-do-sol de Colatina é considerado um dos mais bonitos do mundo. Imagem: Divulgação.
Como resultado de sua economia diversificada, com bom equilíbrio entre os três setores produtivos – primário, secundário e terciário, bem como a presença de um parque educacional considerável e satisfatórios serviços na atenção básica e avançada à saúde, o município posiciona-se em 5º no ranking dos maiores IDH’s do estado, apresentando índice correspondente a 0,746, sendo este considerado alto para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Entre os 5.565 municípios brasileiros, Colatina ocupa a 628ª no que tange ao mesmo item.

A evolução de sua mancha urbana deu-se, inicialmente, a partir da margem sul do Rio Doce. Nos dias atuais nota-se equilíbrio entre ambas, estas são ligadas por meio de duas pontes. Colatina é carinhosamente conhecida como Princesa do Norte, em virtude do papel de destaque que ocupou na economia capixaba nos idos dos anos 50 e 60.

Estação Colatina ES
A Estação, que mudou três vezes, pois passava no meio da cidade causando importunação. Imagem: Divulgação.
A estação de Colatina, a terceira antes dessa houve duas, foi inaugurada em 1971, já fora da cidade. “O comboio passava pelo centro, causando transtorno na cidade que fizera crescer. Assim, em 1971 foi construído uma variante passando por fora do perímetro urbano. A terceira estação de Colatina foi erguida a montante do rio Doce, em lugar semi-deserto chamado Acampamento

Estação: Colatina
Município: Colatina
UF: ES
Endereço: Patio da Estação, s/n, Acampamento, Colatina
Telefone: 0800 – 285 7000