Estação Ferroviária de Belo Horizonte

A Estação Ferroviária de Belo Horizonte pertence a Estrada de Ferro Vitória Minas e fica localizada na própria cidade de BH é um município brasileiro e a capital do estado de Minas Gerais. Pertence à Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte e à Microrregião de Belo Horizonte. Com uma área de aproximadamente 331 km², possui uma geografia diversificada, com morros e baixadas, distando 716 quilômetros de Brasília, a capital nacional, sendo a segunda capital de estado mais próxima da capital federal, atrás apenas de Goiânia.

Estação De Belo Horizonte. Imagem: Divulgação.
Cercada pela Serra do Curral, que lhe serve de moldura natural e referência histórica, foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa do estado mineiro sob influência das ideias do positivismo, num momento de forte apelo da ideologia republicana no país. Sofreu um inesperado acelerado crescimento populacional, chegando a mais de um milhão de habitantes com quase setenta anos de fundação. Entre as décadas de 1930 e 1940, houve também o avanço da industrialização, além de muitas construções de inspiração modernista, notadamente as casas do bairro Cidade Jardim, que ajudaram a definir a fisionomia da cidade.

De acordo com a mais recente estimativa realizada pelo IBGE em 2016, sua população era de 2 513 451 habitantes, sendo o mais populoso município de Minas Gerais, o terceiro da Região Sudeste, depois de São Paulo e Rio de Janeiro, e o sexto mais populoso do Brasil. A capital mineira é também sede da terceira concentração urbana mais populosa do país.

trem minas
O trem percorre lindas paisagens até chegar no seu destino. Imagem: Divulgação.
A edificação da Estação de BH foi projetada na década de 20 do século XX, para abrigar o armazém da extinta Rede Ferroviária Federal S. A. O segundo bloco, de pavimento único, é mais recuado. Sua cobertura, onde estão localizadas as plataformas de embarque e desembarque, é sustentada por mãos francesas em ferro trabalhado e por condutores de águas pluviais, com detalhes florais em alto relevo. A edificação é toda arrematada por cunhais, cimalha, platibanda, e recortes e detalhes em relevo de massa.
A partir de 1994, a edificação passou a abrigar a Estação de Belo Horizonte da Estrada de Ferro Vitória-Minas, administrada pela Vale S.A.

Endereço: Rua Aarão Reis, 425, Praça da Estação – Centro
Telefones: (31) 3273 5976 – 0800 285 7000

Horário de funcionamento:

  • Segunda a Sábado: 6h às 16h
  • Domingo e Feriados: 6h às 12h