Estação Ferroviária de Aricanga

A estação ferroviária de Aricanga pertence a Estrada Ferroviária Vitória a Minas, esta localizada na cidade de Ibiraçu um município brasileiro no interior do estado do Espírito Santo, Região Sudeste do país. Pertence à Mesorregião Litoral Norte Espírito-Santense e à Microrregião de Linhares e sua população estimada em 2016 era de 12 471 habitantes.

cidade de Ibiraçu-ES
Cidade de Ibiraçu-ES. Foto: Divulgação.
Localiza-se a cerca de 50 km (em linha reta), ao norte da capital do estado. O município, atravessado pela EFVM e pela BR-101, é conhecido por suas lanchonetes à beira da estrada que servem os tradicionais pastéis e caldo de cana.

A cidade foi fundada por volta de 1877, por famílias italianas vindas da Lombardia. No Espírito Santo, colonizaram uma área na cabeceira do rio Piraqueaçu, pelo qual chegaram à região. A área assentada, então conhecida como Núcleo Colonial Santa Cruz, já que Santa Cruz era então a localidade mais acessível, por estar à boca do rio Piraqueaçu.

A sede desta área primeiro foi conhecida como Conde d’Eu. O lugarejo teve vários nomes como Bocaiúva (após a proclamação da república), Vila Guaraná (ao tornar-se município), Pau Gigante em 1892 (devido a uma grande árvore na região), somente em 1942 é que a cidade, junto com o município ganharam nome de Ibiraçu. Mais recentemente em 1989 o município de João Neiva separou-se de Ibiraçu.

                                   Estação de Aricanga, localizada em Ibiraçu-ES. Foto: Divulgação.
A estação de Aricanga foi aberta em 1947, já na nova linha entre Vitória Colatina, hoje é apenas uma plataforma com cobertura, mas supre as necessidades da população de Ibiraçu.

Estação: Aricanga
Município: EFVM – km 65,557- Ibiraçu
UF: ES

Cobrança no trem​