Estação Ferroviária de Antônio Dias

A estação Ferroviária Antônio Dias pertence a Estrada de Ferro Vitória Minas, situada em Antônio Dias município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Pertence à Mesorregião do Vale do Rio Doce, à Microrregião de Ipatinga e ao colar metropolitano do Vale do Aço e localiza-se a leste da capital do estado, distando desta cerca de 170 km.

A sede tem uma temperatura média anual de 21,3 °C e na vegetação original do município predomina a Mata Atlântica. Com 48% da população vivendo na zona urbana, a cidade contava, em 2009, com quatorze estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,645, classificado como médio em relação ao estado.

cidade antonio dias
Antônio Dias cidade a 150 km da capital Belo Horizonte, bonita por sua natureza. Imagem: Divulgação.
A exploração da área do atual município teve início no século XVIII, sendo Antônio Dias de Oliveira o responsável por fundar um núcleo de bandeirantes em 1º de junho de 1706. O desenvolvimento da agricultura atraiu novos habitantes e em 1832, foi criado o distrito subordinado a Itabira, emancipado em 1911. Na década de 1930, teve início o desenvolvimento industrial no então distrito de Melo Viana, que, no entanto, veio a se transformar no município de Coronel Fabriciano em 1948. Este, por sua vez, deu origem às cidades de Ipatinga e Timóteo, que juntamente a Fabriciano correspondem a um dos maiores pólos urbanos do estado, a chamada Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA).

A manutenção da atividade siderúrgica nos municípios da RMVA contribuiu para que o município se tornasse um dos principais fornecedores de mão-de-obra e matéria prima. O artesanato e os grupos teatrais, de manifestação tradicional popular e música configuram-se como principais manifestações culturais, juntamente com os eventos festivos tais como o Carnaval de Antônio Dias (CarnaDias), as comemorações do aniversário da cidade e as celebrações tradicionais religiosas da Festa de São Benedito e das homenagens à Semana Santa.

A estação de Antônio Dias tem sua data de abertura em 1927, porém a estrada de ferro passou por várias mudanças e mudou de lugar passando então pela periferia da cidade, sua nova abertura está constada em 23/10/1947. Teria sido esta a abertura de uma estação nova em uma das inúmeras retificações de linha da EFVM nessa época? Deve ser, pois a estação “atravessou o rio” nesse ano. Hoje está na margem direita do rio Doce. A estrada de ferro foi a Antônio Dias, um lugar desconhecido na época. Sobre a estação antiga, a que ficava na margem esquerda, a de 1927, dizem que ainda existe o prédio da antiga estação, mas ocupado por um supermercado, esquecida pelo tempo e industrializada pelo mesmo. A Estação nova é simples mas supre as necessidades dos moradores locais.

estação antonio dias
     Estação Antônio Dias, simples porém supre a necessidade da população. Imagem: Divulgação.
Estação: Antônio Dias
Município: Antônio Dias
UF: MG

Passagem: Cobrança no trem​