Estação Ferroviária de Açailândia

A estação ferroviária de Açailândia pertencente à Estrada de Ferro de Carajás, esta localizada na cidade de Açailândia, um município brasileiro do estado do Maranhão.

estacao ferroviaria acailandia
Estação Ferroviária de Açailandia. Imagem: Divulgação.

Foi emancipada em 22 de abril de 1981. pelo então governador João Castelo. Antes pertencia geograficamente ao município de Imperatriz. É o oitavo município mais populoso do estado, com um total de 109.685 habitantes, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2015.

A cidade é um importante polo agroindustrial, onde a exportação de ferro gusa, gerada por cinco indústrias siderúrgicas instaladas no município, se tornou sua principal fonte de renda. Também conta com diversos estabelecimentos comerciais, dos mais diversos ramos do comércio e serviços, e possui o maior rebanho bovino do estado.

Local: Estação de Açailândia

UF: MA

Endereço: BR 222 , KM 13, Patio Ferroviário de Açailândia, Km 513 da EFC

Horário de Funcionamento:

  • Segunda-feira: 13:00h às 19:00h
  • Terça-feira: 08:00h às 14:00h
  • Quarta-feira: Não haverá atendimento
  • Quinta-feira: 13:00h às 19:00h
  • Sexta-feira: 08:00h às 14:00h
  • Sábados: 13:00h às 19:00h
  • Domingos: 08:00h às 14:00h

ilha do 40 açailandia
Um close da Ilha do 40. Pequiá, Açailandia Maranhão. Abaixo da Estrada de Ferro Carajás. Fonte: Panorami.
A cidade de Açailândia possui muitos pontos turísticos, uma das festa mais importantes é a Açaí-Folia: a Micareta é um dos maiores atrativos da cidade. Ela é realizada durante a festa de aniversário do município (junho). É o maior carnaval fora de época da região, e um dos maiores do estado. Ela atrai muitos turistas das regiões vizinhas e de outros estados.

Além de pontos turísticos e festas, Açailândia também tem uma  ilha que esta localizada próxima a Estação Ferroviária de Marabá, um grande atrativo na região.

Atrai turistas e moradores, numa região quente como o Maranhão é um bom um lugar para tomar banho de rio.