Estação Ferroviária Conselheiro Pena

A estação Ferroviária Conselheiro Pena pertence a Estrada de Ferro Vitória a Minas, esta localizada em Conselheiro Pena um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Pertence à Mesorregião do Vale do Rio Doce e Microrregião de Aimorés e localiza-se a leste da capital do estado, distando desta cerca de 400 km.

cidade conselheiro pena
Vista de Conselheiro Pena, rio e montanhas da o charme na cidade. Imagem: Divulgação.
A exploração do atual município teve início no século XVIII, quando chegaram os primeiros forasteiros, que adentraram o curso do Rio Doce e seus afluentes e exterminaram os índios Botocudos, primitivos habitantes do lugar, em disputas por terras a fim de extrair ouro. No entanto, as minas auríferas entram em decadência pouco tempo depois e somente após a chegada da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), em 1908, um núcleo urbano estabeleceu-se ao redor da estação ferroviária, desenvolvendo-se em função da agricultura e, mais tarde, da extração de pedras semipreciosas.

A agricultura e a exploração mineral foram por muito tempo as principais fontes de renda municipal, mais tarde substituídas pela pecuária bovina, cuja atividade destaca-se no município. Atualmente, um dos principais atrativos é o Parque Estadual de Sete Salões, uma das principais reservas ambientais de Mata Atlântica da região do Vale do Rio Doce, que possui um complexo de montanhas, matas, cachoeiras, e grutas com pinturas rupestres, com destaque também para a Serra da Onça, situada no interior do parque, e a Serra do Padre Ângelo, com suas montanhas propícias à prática de esportes radicais.

estação conselheiro pena
Estação Ferroviária Conselheiro Pena. Imagem: Divulgação.
A estação antes era chamada de Lajão e foi inaugurada em 1908, só em 1939, o seu nome foi alterado para o atual, Conselheiro Pena. Seu nome, no entanto, ainda iria aparecer em vários lugares como Lajão até 1944.

Endereço: Rua João Siqueira, 815, São Luiz,
Conselheiro Pena (MG)
Telefone: (33) 3267–1014 0800 – 285 7000

Horário de funcionamento:

  • Segunda à domingo e feriado
    Manhã: 9h às 12h
    Tarde: 14h às 17h

 

Curiosidade: Ésio Nascimento, 23 anos de Vale, é inspetor geral ferroviário em Alegria. Iniciou sua carreira fazendo o licenciamento de trens por telégrafo, como auxiliar de estação. Ésio conta uma história peculiar, que aconteceu quando foi inaugurado o sistema de alto-falantes da Estação de Conselheiro Pena. “O agente deveria anunciar a saída do trem e falar sobre o novo serviço e havia muita gente, políticos e autoridades, presentes. Nervoso, ele encostou o microfone na boca e acabou levando um choque. Com o susto, o mineiro gritou: ‘Uai! Esse trem tá dando choque!’. Os passageiros apavorados abandonaram os carros e foi um custo explicar o que havia acontecido e fazer com que voltassem aos seus lugares” (Do site oficial da Companhia Vale do Rio Doce – CVRD).