1-Não deixe para comprar o bilhete da passagem na última hora, adquira com antecedência e assim poderá escolher a poltrona de sua preferência.
2-Planeje a compra antecipada da passagem da volta pelo mesmo motivo, além de garantir a passagem.
3-Se a viagem for durante o dia e for verão, use trajes leves e simples. Se a viagem for longa ou à noite, não se esqueça de levar uma blusa ou jaqueta. Busque saber antes da viagem, como estará o clima para onde está viajando.
4-Se estiver viajando para uma região distante da de onde mora, verefique se não é necessário você tomar uma vacina antes de visitar a região.
5-Faça um check up médico antes de viajar, principalmente se a viagem for longa. Deixe seus medicamentos, se estiver usando, fáceis de serem acessados.
6-Aparelhos de som somente com fone de ouvido. Geralmente os ônibus possuem luz direcional nos tetos, leve algo de sua preferência para ler.
7-Deixe os sanitários (quando usar) do modo como gostaria de encontrar. Deixe seu lixo nos recipientes indicados para isso.
8-Obedeça o tempo de parada do ônibus, não provoque atrasos.
9-Se por recomendação médica ou hábito, costuma se alimentar em períodos curtos, leve alimentos na bagagem de mão. Alimente-se com moderação nas paradas.
10-Na mala, leve somente o necessário. Tenha uma mala prática e bem identificada com número de telefone e local de origem e de destino. Não deixe na mala seus documentos ou papéis importantes, mantenha-os sempre na bagagem de mão. Verifique se o funcionário da empresa de ônibus identificou corretamente sua mala com um ticket e entregou metade deste tiket com a mesma numeração para você. Guarde em segurança este papel.
11-Como os documentos estão na bagagem de mão, fique atento nas paradas, pois esta bagagem é de sua responsabilidade.
12-Tenha uma boa viagem.