Dúvidas


Ao cancelar minha passagem terei meu pagamento de volta?

Sim.
Pagamentos realizados com cartão de crédito, serão reembolsados pelo MercadoPago e aparecerá como crédito na fatura do seu cartão utilizado. O prazo para o crédito poderá variar de acordo com a operadora do cartão e o banco emissor.

Pagamentos através de boleto, cartão débito ou transferência bancária serão reembolsados através de fornecimento de dados bancários pelo cliente no ato de sua solicitação de cancelamento e o prazo é de 30 dias a partir da solicitação. Lembrando que o boleto terá sua confirmação pagamento após transação bancária.

Essas opções são válidas para cancelamentos realizados junto a Rodoviariaonline.

Em caso de solicitação de cancelamento diretamente no guichê da empresa de ônibus, a empresa de ônibus solicitará ao portal Rodoviariaonline que proceda com o reembolso conforme os critérios acima, lembrando que neste caso a empresa de ônibus pode reter até 5% do valor da passagem, conforme Resolução nº 4.282, de 17 de Fevereiro de 2014 da ANTT.
(Clique aqui para baixar a Resolução ANTT)

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As passagens serão entregues na minha casa?

Não.
O Portal Rodoviariaonline não realiza entrega de passagens.
As passagens devem ser retiradas na sala VIP ou no guichê da empresa de ônibus na rodoviária, chegando com 1 hora de antecedência da viagem.

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Como cancelar minha passagem?

Existem três formas de solicitar o cancelamento de sua passagem:

1- A qualquer momento você pode solicitar o cancelamento da sua passagem através do menu Meus Pedidos, desde que a solicitação seja realizada com no mínimo 4 horas de antecedência da viagem e o bilhete não tenha sido retirado no guichê da empresa.

2 – Abrir um chamado solicitando o cancelamento em nosso canal de suporte para isso clique aqui para abrir a página do SAC, no horário das 08:00 as 23:00 de segunda a sexta, informando o número da transação ou CPF e a data da viagem, com no mínimo 4 horas de antecedência da viagem e o bilhete não tenha sido retirado no guichê da empresa.

Atenção:

  • Os cancelamentos são processados sempre a partir das 8h da manhã de dias úteis, portanto para cancelamentos em Finais de Semana deverão ser solicitados até as 23h de sexta-feira, ou diretamente no guichê da empresa de ônibus.
  • Viagens com embarque até as 12h (meio-dia) deverão ser solicitados o cancelamento até as 23h do dia anterior devido ao tempo de processamento da solicitação, ou diretamente no guichê da empresa de ônibus.

3- Diretamente pelo passageiro no guichê da empresa de ônibus na cidade origem, solicitando o cancelamento com 3 horas de antecedência da viagem. Solicitações com menos de 3 horas devem ser negociadas diretamente com a empresa de ônibus, mas não garantidas por lei.

As politicas de cancelamento do portal Rodoviariaonline estão em acordo com as normas da Lei do Arrependimento do Código do Consumidor e Resoluções da Agencia Nacional de Transportes Terrestres-ANTT.

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Como faço para corrigir meu Nome ou Documento?

Para corrigir seu nome ou documento abra um chamado em nosso canal de suporte, para isso clique aqui para abrir a página do SAC.

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Como recebo o Voucher da compra?

Ao final do processo de compra, o voucher (comprovante da compra) será informado na tela do seu dispositivo, o mesmo estará disponível para impressão, salvar em pdf e também será enviado para seu email cadastrado.

Para as compras realizadas com boleto bancário, o voucher será enviado somente após compensação bancária do mesmo e notificação do nosso sistema, que pode levar até 24 horas.

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Comprando a Passagem

A compra da passagem pode ser realizada direto no guichê das empresas nas rodoviárias, por agências de passagens, ou então pela pela internet. O modo mais usado atualmente, por ser o mais prático e simples pois evita deslocamentos desnecessários até a rodoviária somente para adquirir a passagem antecipadamente e não deixar para adquirir a passagem no dia da viagem e correr o risco de não encontra mais assentos disponíveis e perder ou atrasar a viagem. A maioria das empresas de ônibus dispões em seus respectivos sites a venda de passagens, bem com o alguns sites exclusivos de venda de passagens. Mas para que este procedimento ocorra sem dificuldades tanto para o usuário quando para as empresas de transporte, é necessário seguir alguns regras simples, porém importantes:

1 – Depois de selecionar o destino para onde vai viajar e decidir se vai comprar a passagem de volta também, (e tiver lido as instruções de compra, que é muito, mas muito importante) deve preencher um cadastro onde, entre outras informações, deve ter o seu nome completo, um e-mail válido, pois nele vai receber um comprovante de compra.

2 – Se estiver comprando passagem para outra pessoa no seu cadastro com seu cartão de crédito, ligue para a empresa que está comprando ( a maioria tem um 0800) para saber se é possível preencher o nome de outra pessoa no campo “favorecido”, isso é, a pessoa que vai retirar a passagem e viajar. Isso, se esta informação não estiver no site da empresa que esta comprando. Geralmente está.

3 – É muito importante aguardar a finalização do processo de venda e a impressão do “voucher” (comprovante de compra). Se estiver com dificuldade neste processo, verifique se o bloqueador de pop-up de seu navegador está habilitado, o que pode gerar impedimentos para a finalização da compra. Se não tiver como imprimir o comprovante de compra (“voucher”), salve-o e anote o número dele e, quando for retirar a passagem deve apresentar o “voucher” ou pelo menos o número dele junto com um documento com foto no guichê da empresa na rodoviária de embarque, pois o bilhete só pode ser retirado lá. A passagens somente pode ser adquirida por cartão de crédito e normalmente, podem ser parceladas. Chegue com no mínimo 40 minutos de antecedência para retirar seu bilhete. (E lembre-se, leia com atenção as regras da empresa para a retirada do bilhete).

4 – Se tiver que adiar ou desistir da viagem, entre em contato com a empresa para solicitar cancelamentos ou transferências. O procedimento tem diferenças de empresa para empresa, por isso é necessário este contato com o atendimento ao cliente da empresa.

LEI Nº 11.975, DE 7 DE JULHO DE 2009.
Dispõe sobre a validade dos bilhetes de passagem no transporte coletivo rodoviário de passageiros e outras providências.

E para informações complementares, acesse este link da ANTT- AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES que dispõe de regras sobre bilhetes de passagens. http://www.antt.gov.br/index.php/content/view/14152/Bilhete_de_Passagem.html

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Comprar Passagem online

IMPORTANTE:
retirada do bilhete de passagem deverá ser feita somente no terminal Rodoviário no guichê da empresa que vai viajar. Na qual escolheu no processo de compra do bilhete. Não é necessário entrar na fila para retirar a passagem, vá direto ao balcão.

Somente após a mensagem “COMPRA FINALIZADA COM SUCESSO” aparecer na tela de seu computador e o envio do resumo da compra (o voucher) para seu e-mail, é que sua poltrona estará reservada. A impressão (ou imagem) da transação do cartão de crédito não vale como comprovante.

Após a transação eletrônica, aguarde a geração do Voucher e, se puder, imprima, e se não puder imprimir, anote o número e data e leve com você quando for retirar a passagem. (Não é imprescindível para retirar a passagem, o documento com foto que registrou no momento da reserva e compra da passagem no sistema, é suficiente). Sem última etapa, a da geração do Voucher, sua poltrona não será reservada.

A compra on-line de passagem pode ser feita somente com três (03) horas de antecedência em relação à viagem. Se sua viagem é ou deve ser com menos tempo, somente será possível adquirir a passagem no guichê da empresa de ônibus na Rodoviária.

MUITO IMPORTANTE:
Para realizar uma compra de passagem usando o cartão de um familiar ou amigo ( terceiro), faça o seguinte procedimento: Após a reserva da poltrona, preencha os dados (nome e número de documento) da pessoa que vai retirar a passagem e viajar. Quando for fazer o pagamento no site de cobrança do MERCADOPAGO, preenche os dados de quem está pagando, os dados do proprietário do cartão.

Fazendo a consulta e a compra da passagem:
Selecione a cidade de origem, a de destino e preencha a data da viagem. Clique no botão de “consultar” e os horários disponíveis serão carregados;

Para escolha do horário, entre os disponíveis que for mais conveniente para sua viagem, clique sobre a linha na parte central da tela e o mapa do ônibus (no lado direito da sua tela) será atualizado e na tabela “viagem selecionada” estará incluso o horário;

Ainda no mapa do ônibus (lado direito), para selecionar uma poltrona livre (em branco) que seja da sua preferência, clique sobre ela, ou elas, se estiver comprando mais de uma passagem. A poltrona ficará na cor amarela e aparecerá abaixo incluída no carrinho na tabela “Poltronas Selecionadas”. Nesta tabela, no item passageiro, inclua o nome e sobrenome e, em documento, coloque um número de documento de identidade com foto. Se desejar mudar de poltrona, clique sobre a que escolheu e ela será desmarcada ficando em branco, e a seguir poderá fazer outra escolha;

Se desejar já deixar comprado o bilhete de passagem da volta, após ter escolhido o horário de ida, clique em “escolher horário da volta” na parte superior e central da tela. Siga os mesmos procedimentos descritos acima;

Leia as “condições e termos de serviço” clicando sobre o link. Se já conhece, marque o quadrado e clique em próximo. O sistema solicitará o login (seu CPF) e senha caso já tenha cadastro, se não tem, faça o cadastro (que é o preenchimento de um formulário bem simples e rápido, como nome, telefone, e-mail… etc.) O endereço de e-mail não necessariamente o seu e-mail principal (que você mais usa), pode ser um e-mail alternativo, porém lembre-se, é no e-mail que cadastrar que vai ser enviado o (voucher) comprovante de compra da passagem;

Após o cadastro clique em seguir e será mostrado o resumo da sua reserva e o tempo restante para o pagamento, que é no máximo de 10 minutos. Na parte inferior, clique no botão “comprar” e será direcionado para o site do sistema de pagamento MERCADOPAGO;

No site do MERCADOPAGO, informe os dados solicitados e faça o pagamento escolhendo as formas disponíveis e que melhor lhe atende. Em 20 segundos, o sistema retornará para a tela da compra onde aparecerá a mensagem: “COMPRA FINALIZADA COM SUCESSO”;
Em seguida lhe será enviado uma mensagem via sistema ( em seu e-mail cadastrado) com o resumo da sua compra, o voucher. Se não puder imprimir, anote o número dele, que fica na parte superior junto com a data. Apresente junto com seu documento no guichê na Rodoviária quando estiver retirando a passagem. Não é exatamente necessário a apresentação do voucher para retirar a passagem, o que imprescindível são seus documentos com foto;

Condições para a compra on-line:
É necessário que o CPF e o endereço de e-mail sejam válidos;
Caso tenha filtro anti-spam ativado, inclua na lista de remetentes seguros os e-mails terminados em sac@rodoviariaonline.com.br, caso contrário, você poderá não receber o seu “voucher” por e-mail. Verifique também a caixa de lixo eletrônico, principalmente e seu e-mail for HOTMAIL;

O pagamento somente pode ser realizado com cartões de crédito e TEF (transferência eletrônica financeira). Para compra de passagens não são aceitos boletos bancários;

É muito importante aguardar o processo de finalização da compra, que é quando você recebe a mensagem: “Compra finalizada com Sucesso!”;
A retirada dos bilhetes da passagem deve ser feita na agência da empresa escolhida, no terminal Rodoviário e com a apresentação do documento do(s) passageiro(s) informado(s) no ato da compra;
Se você ainda tiver dúvidas, consulte Também: PERGUNTAS FREQUENTES. Ou entre em contato conosco.

INFORMAÇÃO: O pagamento da passagem é no no sistema de cobrança do MercadoPago. Nele, como você pode verificar acima no endereço do site, estará o “https”, portanto, um site seguro, dentro do padrão exigidos de segurança. Veja o tópico “segurança” no Mercado Pago.

PARA COMPRAR VEJA A PÁGINA “PASSAGENS”.

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Comprei Ida e Volta e gostaria de cancelar um dos trechos, como eu faço?

Abra um chamado em nosso canal de atendimento acessando https://rodoferroviaria.com.br/sac, informando o número do pedido e qual o trecho a ser cancelado, seguindo as políticas de cancelamento de passagens.

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Comprei mais de uma passagem e gostaria de cancelar uma delas, como eu faço?

Abra um chamado em nosso canal de atendimento, para isso clique aqui para abrir a página do SAC, informando o número do pedido e qual a poltrona a ser cancelada.

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Contato Telefônico

Nosso atendimento:

  • Segunda à Sexta-Feira das 8:00 às 23:00h através do telefone 11 3090-3292

 

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Criança paga passagem?

Menores de 6 anos não pagam passagem, desde que não ocupem poltrona e atendam as normas de segurança da legislação vigente.

Caso deseje reservar uma poltrona exclusiva para a criança, nesse caso, mesmo sendo menor de 6 anos faz-se necessário a compra de passagem no valor integral da mesma, ou seja, não há desconto no valor da passagem.

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Deveres do Passageiro

Todo passageiro deve evitar estas situações abaixo descritas:

Art. 62 – Ao passageiro será recusado embarque ou determinado desembarque quando:
I – não se identificar, quando necessário;
II – estiver sob efeito de qualquer substância química ou outra de qualquer natureza, que altere o comportamento emocional, de forma a comprometer a segurança do serviço;
III – portador de moléstia contagiosa;
IV – portar arma de qualquer tipo e natureza;
V – trouxer consigo produtos ou substâncias de natureza perigosa, proibidos pelas legislações vigentes;
VI – pretender embarcar com animais não devidamente acondicionados ou em desacordo com legislação pertinente;
VII- pretender embarcar com objetos de dimensões e acondicionamento incompatíveis;
VIII – comprometer a segurança, o conforto e a tranqüilidade dos demais passageiros, ou atentar contra a moralidade pública;
IX – desrespeitar proibição de fumar;
X- a lotação do veículo estiver completa.
Fonte: http://www.der.pr.gov.br/

Veja Também: DIREITOS DO PASSAGEIRO.

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Direitos do Passageiro

Da Bagagem:
Art. 31 – Ao passageiro é assegurado o transporte de uma mala de mão até o limite de 30 (trinta) quilogramas no bagageiro, e de outra que se adapte perfeitamente no porta-embrulhos interno do veículo, desde que não comprometa o conforto e a segurança dos demais passageiros.
§ 1º – A transportadora é responsável pelo extravio ou danificação dos volumes transportados no bagageiro, mediante comprovação pelo passageiro, no valor de 12 (doze) UPFPR.
§ 2º – É vedado o transporte de produtos considerados perigosos, indicados em legislação específica, bem como aqueles que, de forma ou natureza, comprometam a segurança ou conforto dos passageiros.

Da Desistência em Caso de Acidentes:
Art.30 – O passageiro poderá desistir da viagem com obrigatória devolução da importância paga, ou revalidar a passagem para outro dia e horário, desde que, se manifeste com antecedência mínima de 3 (três) horas em relação ao horário da partida.
Art. 37 – No caso de interrupção de viagem decorrente de falha operacional ou acidente do veículo ou outro motivo qualquer de força maior, fica de responsabilidade da transportadora proporcionar, ao passageiro, além de alimentação e pousada, o transporte até o destino da viagem em idênticas condições de segurança e conforto.

Das Isenções Previstas:
Art. 44 – A lotação admitida será a capacidade normal do veículo, mais 5,0 passageiros por metro quadrado do espaço da área livre do veículo.
§ Único – Estão isentos do pagamento da tarifa nos serviços de características metropolitana, quando do transporte de:
I – crianças até 05 (cinco) anos de idade;
II – deficientes físicos com dificuldades de locomoção de acesso ao veículo bem como de ultrapassar a catraca;
III – idosos com mais de 65 (sessenta e cinco) anos de idade.

Do Seguros:
Art. 33 – A transportadora deverá garantir aos usuários dos serviços outorgados ou autorizados pelo DER/PR, contrato de seguro de responsabilidade civil, sem prejuízo da cobertura de seguro obrigatório de danos pessoais (DPVAT), o que será disciplinado em norma complementar por esse órgão.

No preço da tarifa calculado pelo DER-PR, já esta incluído o valor do Seguro de Responsabilidade Civil (que cobre danos materiais e corporais) e o DPVAT ( que cobre danos corporais).
É proibido às Transportadoras cobrar dos passageiros qualquer outro tipo de seguro, independente da forma de cobrança.

Fonte: http://www.der.pr.gov.br

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Efetuei uma reserva e não consegui finalizar o pagamento, mas as poltronas continuam reservadas. O que devo fazer?

Embora a reserva tenha validade de 10 minutos as poltronas podem ficar retidas por um período de 15 a 30 minutos.

Neste caso recomendamos aguardar a liberação das mesmas, ou efetuar uma nova compra escolhendo outras poltronas.

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Estatuto do Idoso

O estatuto do Idoso foi editado em 1º de Outubro de 2003. Lei nº 10.741 que passou a vigorar a partir de 1º de Janeiro de 2004 e estabelece as normas, em relação aos idosos sobre o Transporte Rodoviário interestadual de passageiros. Desta lei, foi editada a cartilha do idoso pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres que informa sobre todos os direitos e deveres dos idosos em relação ao transporte rodoviário, bem como, quais são os procedimentos para que o idoso possa usufruir de seus direitos. Leia atentamente todas as instruções da cartilha. Também, no final da cartilha, consta os canais para críticas e denúncias.

Link para a página da ANTT com a regras para adquirir passagem para viagem de idoso: http://www.antt.gov.br/

Veja também nos sites das empresas de ônibus as regras e informações sobre os procedimentos para adquirir a passagem para idosos. O passageiro deve informa-se também por telefone com as empresas.

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Estava visualizando um horário e agora faço a pesquisa e não aparece mais?

Os horários ficam disponíveis online até 3 horas antes da viagem.

Passagem com menos de 3 horas para o horário da viagem, só pode ser adquirida diretamente no guichê da empresa na rodoviária.

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Não recebi o meu voucher. O que eu faço?

Por favor verifique em sua caixa de e-mail as pastas de SPAM e Lixo Eletrônico, procurando pelos remetentes sistema@rodoviariaonline.com.br ou sistema2@rodoviariaonline.com.br ou sistema3@rodoviariaonline.com.br.

Nas contas do HOTMAIL é comum o e-mail ser encaminhado para a caixa de lixo eletrônico ou SPAM.

Lembrando que para as compras realizadas com boleto bancário, o voucher será enviado somente após compensação bancária do mesmo, o que pode levar até 24 horas.

Se preferir abra um chamado em nosso canal de atendimento, para isso clique aqui para abrir a página do SAC.

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Necessito do Voucher para retirar as passagens?

Não.
Para retirar a passagem no guichê da empresa de ônibus, basta apresentar os documentos dos passageiros que foram informados no ato da compra.

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O que é valor de Taxa de Conveniência?

É o valor cobrado pelo Portal Rodoviariaonline para manter as equipes de suporte, o site e o sistema funcionando.

O valor é equivalente ao deslocamento médio de ônibus até a rodoviária, se o deslocamento for de carro, deve ser considerado além do combustível, o gasto com estacionamento. Considerando outros fatores como engarrafamento, filas, risco de acidente, assalto e o tempo gasto no deslocamento é considerado um valor baixo. É um pequeno valor que garante a sua segurança, tranquilidade e a agilidade dos serviços Rodoviariaonline.

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Outra pessoa pode retirar a passagem em meu nome?

Não.
O bilhete é individual e intransferível.
A passagem deve ser retirada pelo próprio passageiro, apresentando o documento original informados no ato da compra.

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Passagem para idoso

De acordo com o Estatuto do Idoso, a Lei nº 10.741/2003, o Decreto nº 5.934/2006 e a Resolução ANTT nº 1.692/2006 as empresas prestadoras de serviço regular de transporte rodoviário interestadual de passageiros devem reservar aos idosos, que preencham os requisitos de idade e renda, dois assentos gratuitos, em cada ônibus e, quando esses assentos já estiverem preenchidos, conceder o desconto mínimo de 50% no valor da passagem para ocupação dos demais assentos.
Têm direito à gratuidade da passagem e ao desconto de 50% os idosos com idade mínima de 60 anos e renda igual ou inferior a 2 (dois) salários mínimos.
Os bilhetes só poderão ser solicitados nas cidades que sejam locais de embarque de passageiros da linha em que se deseja viajar, sendo a solicitação feita no guichê da empresa de ônibus na rodoviária.

Para adquirir, o idoso deve respeitar os prazos de:

– 6 (seis) horas de antecedência para viagens de até 500 km
– 12 (doze) horas de antecedência para viagens acima de 500 km.

Na hora do embarque, o idoso deve apresentar documento original com foto. A comprovação de renda será feita mediante apresentação de um dos seguintes documentos:

– Carteira de Trabalho e Previdência Social com anotações atualizadas;
– Contracheque de pagamento ou documento expedido pelo empregador;
– Carnê de contribuição para o Instituto Nacional de Seguro Social – INSS;
– Extrato de pagamento de benefício ou declaração fornecida pelo INSS ou outro regime de previdência social público ou privado;
– Documento ou carteira emitida pelas Secretarias Estaduais ou Municipais de Assistência Social ou congêneres.

A Rodoviariaonline tem prazer em atender ao público da melhor idade. Por isso, investe na qualidade do serviço prestado, facilitando a vida do cliente!

Caso queira a cartilha do idoso, clique aqui para baixar em formato PDF. A cartilha é publicada e mantida pela ANTT.

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Perdi o Embarque posso remarcar a passagem?

Viagens interestaduais:

O órgão que regulamenta o serviço de transporte entre diferentes estados é a ANTT o qual garante a remarcação do bilhete caso o mesmo não tenha sido utilizado, dentro do prazo de 1 ano a partir da data de sua primeira emissão e mediante a apresentação do Bilhete de Embarque para substituição, os bilhetes com data e horário marcados poderão ser remarcados, para utilização na mesma linha, seção e sentido conforme (Resolução 4282, Art.7º,§1º da ANTT). Ou seja, é possível remarcar a data da viagem, mas somente para a mesma Viação e Itinerário já comprado.

Para remarcar a data de sua viagem perdida, somente no guichê de atendimento na rodoviária.

Viagens intermunicipais:

O serviço de transporte entre cidades dentro do mesmo estado são regidos por leis e regulamentações estaduais.

Alguns estados não impõem a obrigatoriedade de remarcação da passagem após a data da viagem e nesse caso fica a cargo de cada empresa de ônibus optar por oferecer, ou não, o benefício de remarcar ou mesmo cancelar e reembolsar a passagem não utilizada após a data de embarque.

Para maiores informações deverá ser consultada diretamente a empresa de ônibus ou diretamente no guichê de atendimento na rodoviária.

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Esta Política está sujeita a constantes melhorias e aprimoramentos. Desse modo, recomendamos sua periódica consulta.

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Posso reservar minha passagem e efetuar o pagamento pessoalmente na rodoviária?

Não.

A única forma de garantir sua passagem é efetuar o pagamento no final da reserva, recebendo do sistema a mensagem de confirmação da compra. Verifique seu e-mail também, pois o sistema envia a confirmação de pagamento e o voucher em e-mails separados.

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Posso transferir a Data/Hora da minha passagem?

Sim, caso sua passagem não tenha sido retirada na rodoviária, abra um chamado em nosso canal de atendimento, para isso clique aqui para abrir a página do SAC, no horário das 08:00 as 23:00 de segunda a sexta, até 4 horas antes do embarque. Em caso de solicitações no final de semana, somente no guichê da empresa.

Se a passagem foi retirada no guichê a mesma somente poderá ser solicitada a mudança de data/hora diretamente no guichê da empresa.

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Posso transferir a minha passagem para outro passageiro?

Sim, caso sua passagem não tenha sido retirada na rodoviária, abrir um chamado em nosso canal de atendimento, para isso clique aqui para acessar a página do SAC, no horário das 08:00 as 23:00 de segunda a sexta, até 4 horas antes do embarque. Caso o cancelamento seja no final de semana, somente no guichê da empresa.

Se a passagem foi retirada no guichê, a troca do passageiro deve ser feito diretamente no guichê onde devem comparecer ambos o passageiro atual e o novo passageiro.

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Posso transportar meu animal de estimação?

O transporte de animais é permitido, desde que não comprometa o conforto e a segurança dos demais passageiros no ônibus, e desde que não haja reclamação pelos passageiros. Se necessário, pedir que o veterinário indique um sedativo para tranquilizar o animal durante a viagem.

Cães e Gatos
Em viagens intermunicipais e interestaduais, será obrigatória a apresentação do “Atestado Sanitário para Trânsito de Cães e Gatos”, conforme norma definida pela Instrução Normativa n° 18, 18 de julho de 2006, do “Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento” e Ofício SUPAS/ANTT n° 4.038/2006, observadas as seguintes informações básicas:

O animal não pode estar solto a bordo do ônibus e deverá estar “guardado” em um recipiente apropriado (gaiola ou caixa) para o transporte, sem água e/ou alimentos no interior da gaiola ou caixa;
Em hipótese alguma o animal poderá ser retirado da gaiola ou caixa e, se o animal for de porte “médio”, “grande” ou “gigante”, NÃO poderá ser transportado em ônibus (inclusive no bagageiro).
O deficiente visual poderá viajar com o cão-guia no interior do veículo, mediante a apresentação dos documentos exigidos pela legislação, mencionados na Lei no 11.126/05 e Decreto n. 5.904/06

Para evitar transtornos com o passageiro ao lado, recomenda-se a compra da poltrona adjacente.

Outras Espécies
Para o trânsito de outras espécies de animais, o interessado deverá providenciar a Guia de Trânsito de Animal junto ao Ministério da Agricultura definida pela Instrução Normativa n° 18, 18 de julho de 2006, do “Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”

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Quais são as formas de pagamento aceitas?

As principais bandeiras de cartão de Crédito, Débito, Transferência bancária, Depósito Bancário e boleto bancário, lembrando que para a opção de boleto está disponível apenas para compras com 15 dias de antecedência da viagem.

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Qual é o limite de Peso e Tamanho permitido para minha bagagem?

Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) os limites de peso total é de 30kg (trinta quilogramas), e volume máximo de trezentos decímetros cúbicos com maior dimensão de um metro, bem como volume no porta-embrulhos limitado a cinco quilogramas e dimensões compatíveis.

Atingido essa quota, poderá ser cobrado o excedente pela auto viação. Maiores informações contatar a empresa de viação.

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Quem é o Mercado Pago?

O Mercado Pago é uma empresa do grupo do Mercado Livre e líder de mercado em gateway de pagamentos e garante a sua compra.

Para mais informações sobre o MercadoPago clique aqui para acessar a página do mesmo.

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Realizei uma reserva e agora não consigo efetuar o pagamento. O que devo fazer?

As reservas online no sistema rodoviário são validas por 10 minutos e o pagamento deve ser efetuado dentro desse período, caso contrário a reserva ficará vencida e não permitirá mais o pagamento.

Todo o processo de compra deve ser feito em uma sequência única, ou seja, reserva e pagamento na sequência. Por favor refaça sua compra.

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Viagem para Menores. Como proceder?

Viagens Nacionais

Para viagens em território nacional não é preciso autorização se a criança ou adolescente tiver mais que 12 anos de idade completos e apresente a documentação como certidão de nascimento ou qualquer outro documento de identidade que confirme a idade. Também é descarta a necessidade de autorização nos caso de crianças acompanhada dos pais ou responsável maior de 18 anos que comprovem o parentesco através da disponibilidade de documentos pessoais.

Para acompanhantes que não sejam parentes diretos do menor, é necessária a autorização expressa e autenticada dos pais, que deve ser reconhecida em cartório.

Todos os acompanhantes, pais, parentes ou não, devem estar de posse de documento de identificação pessoal.

Viagens internacionais

Somente é descartada a necessidade de autorização nos casos em que o menor de idade se apresente acompanhado de ambos os pais ou de apenas um desde que exista a autorização do parceiro.
A autorização deve ser reconhecida por autenticidade e não ultrapassar a marca de 60 dias antes da data de embarque.
Os documentos necessários para a expedição da autorização de embarque do menor de idade são:

  • Fotocópia da identidade (ambos os pais);
  • Fotocópia da identidade (criança ou adolescente);
  • Fotocópia do passaporte (fls. 01, 02 e 03 do passaporte);
  • Fotocópia do comprovante de residência no nome de um dos genitores;
  • Se guardião, trazer termo de guarda ou tutela original e fotocópia;
  • Se apenas um dos genitores comparecer em juízo, é necessária a autorização do ausente por escrito com firma reconhecida;
  • Original da fotocópia autenticada da procuração ou certidão atualizada original ou fotocópia autenticada
  • Declaração de duas pessoas com firma reconhecida que conheçam o caso;
  • Fotocópia do documento do acompanhante (RG ou passaporte);
  • Fotocópia autenticada do atestado de óbito (genitor/genitora) se for o caso.

Observação: todas as cópias deverão ser autenticadas.

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Viagens de Menores

Crianças com idade de até 6 anos incompletos podem viajar sem pagar a passagem desde que viaje no colo não ocupando uma poltrona. E também esteja dentro da regras descritas abaixo sobre viagens de menores.

Crianças até 12 anos somente podem viajar acompanhadas dos pais e na falta destes, o menor deverá portar autorização do Juizado de Menores. Tais viagens devem obedecer ao Estatuto da Criança e do Adolescente:

Seção III–Da autorização para viajar:Art. 83 – Nenhuma criança poderá viajar para fora da comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsável, sem expressa autorização judicial.
§ 1º – A autorização não será exigida quando: a) – tratar-se de comarca contígua à da residência da criança, se na mesma unidade da Federação, ou incluída na mesma região metropolitana; b) – a criança estiver acompanhada: 1) de ascendente ou colateral maior, até o terceiro grau, comprovado documentalmente o parentesco; 2) de pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável.
§ 2º – A autoridade judiciária poderá, a pedido dos pais ou responsável, conceder autorização válida por dois anos. Art. 84 – Quando se tratar de viagem ao exterior, a autorização é dispensável, se a criança ou adolescente: I – estiver acompanhado de ambos os pais ou responsável; II – viajar na companhia de um dos pais, autorizado expressamente pelo outro através de documento com firma reconhecida. Art. 85 – Sem prévia e expressa autorização judicial, nenhuma criança ou adolescente nascido em território nacional poderá sair do País em companhia de estrangeiro residente ou domiciliado no exterior.

Se o menor tiver entre 12 anos e 18 anos, poderá viajar mediante apresentação de certidão de nascimento ou carteira de identidade. As exigências podem mudar conforme os juizados de menores de cada comarca. Recomenda-se que o responsável se informe antes do embarque sobre as normas adotadas no estado para onde o menor vai viajar.

Para contato em Curitiba com a vara da infância e Juventude:
Rua: Av. Iguaçu, 750
entre as Ruas Alferes Poli e Dês. Westphalen, em frente ao Colégio Opet
Bairro Rebouças. Veja neste link outros endereços para solicitar a autorização: Vara da Infância e Juventude.
Fone: (41) 3223 4672 Horário: das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Ou o site da instituição: Vara da Infância e Juventude ou para tirar a autorização: http://www.tjpr.jus.br/autorizacao-de-viagens .

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Viajando com Animais de Estimação

Antes de viajar transportando animais, seja ele doméstico ou não, deverá manter contato prévio com a empresa rodoviária responsável pelo transporte. E também consultar o Art. 3º da Instrução Normativa Nº 18/2006 do Ministério da agricultura e adquirir mais informações por este site do Ministério da Agricultura.

Para viajar levando seu animal de estimação sem transtornos, siga estas dicas:
1- A vacinação do animal deve estar em dia, tenha em seus documentos a caderneta que comprove.
2- O veterinário do seu animal deve emitir um laudo atestando a sanidade do mesmo.
3- Veja no site do Ministério da Agricultura para quais animais de estimação é necessário retirar o GTA, guia de trânsito animal.
4- Entre em contato com a empresa pela qual vai viajar e se informe sobre as regras de transporte da empresa. Principalmente, de qual modo deve ser transportado o animal.

Para mais informações por telefone:
Ministério da Agricultura – Núcleo Regional de Curitiba
Rua dos Funcionários, 1560 – Cabral.
Fone: (41) 3313-4091.
Horário de atendimento: das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min.

Mais sobre o transporte de animais:
Artigo 31- § 2º – É vedado o transporte de produtos considerados perigosos, indicados em legislação específica, bem como aqueles que, de forma ou natureza, comprometam a segurança ou conforto dos passageiros.
Art. 62 – Ao usuário será recusado embarque ou determinado desembarque quando:
VI – pretender embarcar com animais não devidamente acondicionados ou em desacordo com legislação pertinente;
* assunto em fase de normatização

Fonte: http://www.der.pr.gov.br/

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